Um evento de desenvolvedores para desenvolvedores!

LocalizaçãoParque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro - Maringá PR
DATA28 de julho

SOBRE O DEVPARANÁ CONFERENCE

O DevParaná pensando em trazer relevância de conteúdo aos desenvolvedores do nosso estado organiza o DevParaná Conference.

A conferência tem por objetivo trazer palestrantes que são referência nacional em sua área de atuação, assim como palestrantes que são destaque na comunidade através de uma chamada para submissão de palestras.

No total serão 8 talks, 4 de convidados e 4 de pessoas da comunidade.

Palestrantes

Apaixonado por arquitetura de software, cloud e Java EE, ele compartilha suas experiências através de conteúdo online e eventos internacionais como JavaOne, TDC, Oracle Code e Campus Party.

Elder Moraes

Oracle, São Paulo/SP - Brasil

Turicas (aka Álvaro Justen) é programador, professor, hipnotista e dependente químico de cafés especiais.

Turicas (aka Álvaro Justen)

Curitiba/PR - Brasil

CTO na Revmob e tem 10 anos de experiência com EcmaScript

Guilherme Souza

São Paulo/SP - Brasil

Sócio fundador da CDS Informática, moderador das traduções do site MSDN e WIKI, Microsoft MVP desde 2008, Ganhou o prêmio Advisory Council Member Top Award 2012, Membro fundador do projeto Code Cracker (www.github.com/code-cracker)

Carlos dos Santos

Cornélio Procópio/PR - Brasil

Instrutor e Pesquisador de Cibersegurança com mais de 3 anos de experiência na área de segurança ofensiva. Autor da ferramenta de anonimato Nipe, presente em várias distribuições Linux focadas em segurança da informação como por exemplo o BlackArch, LionSec e WeakNet. https: //heitorgouvea.me

Heitor Gouvêa

Campinas/SP - Brasil

Tenho desenvolvido software por quase toda minha vida, profissionalmente a uns 20 anos. Na última década venho procurando formas mais eficazes de gerar valor aos clientes. Nesta jornada já misturei práticas de diversas fontes: Xp, Kanban, Scrum, PMI. Sou apaixonado por software já fiz de tudo um pouco: iniciando pela programação, devops, facilitação de times, gestão de projetos, produtos, contas... Já conversei bastante, sobre excelência técnica, testes automatizados, ciclos de feedback curtos, débitos técnicos, autonomia, entrega contínua, fluxo, melhoria contínua. E o melhor, tudo isto continua fazendo parte da minha vida, mas não ao mesmo tempo.Agora gosto de fazer uma coisa por vez, a coisa certa e somente a coisa certa!

Paulo Rogério da Silva Antiquera

Florianópolis/SC - Brasil

Desenvolvedor Front-End formado em Engenharia de Computação pela Univali, atua na área desde 2006. Fã da cultura open-source e colaborador da Cheesecake Labs desde 2016

Daniel Leite

Florianópolis/SC - Brasil

Engenheiro de software remoto para Locaweb na equipe de um dos principais projetos da Locaweb.

Pedro Gomes Tavares

São Paulo/SP - Brasil

Programação

8:00

COFFEE

Café da manhã / Credenciamento / Networking

9:00

ABERTURA

9:10

Pentest em aplicações Mobile

Heitor Gouvêa

Nos últimos anos o desenvolvimento de aplicações mobile para as plataformas Android e iOS cresceram absurdamente e em paralelo a isto começou a surgir os incidentes de segurança envolvendo estas tecnologias. O objetivo desta palestra é mostrar como é realizado o pentest em aplicações desta categoria.

10:00

Você se preocupa com performance ou é sempre problema da infra?

Carlos dos Santos

Como melhorar a performance de sua aplicação, olhando para os problemas e não para os sintomas!

10:50

Consistência de dados entre microservices utilizando serverless e FaaS

Elder Moraes

Eba! Temos microservices! Agora tudo está resolvido: podemos escalar, distribuir e orquestrar nossos serviços sem qualquer preocupação! Será ? Já parou para pensar nos dados de cada serviço ? E nos dados compartilhados entre eles ? E pior : já pensou nas transações entre serviços ? Transações ACID não servem mais.Transações distribuídas menos ainda.Como fazer então ? Para isso existe o padrão de Sagas!Com ele é possível resolver esse problema de uma forma inteligente, consistente e alinhado ao paradigma de microservices. Afinal, de que adianta dezenas, centenas...milhares de microservices, se os dados não forem confiáveis ?

11:40

ALMOÇO

13:30

Bots além do hype: Como bots estão revolucionando a interação homem X maquina

Guilherme Souza

A interface gráfica permitiu que indústria de software atingisse a grande massa de consumidores, dando abertura a novas possibilidades de negócios e tornando a compra de software antes feita somente por empresas, algo tão simples quanto a AppStore, criou áreas, mercados e profissões, UX, Ui Designer, Front-End Developers, moldou comportamentos de compra, fez com que você escolhesse seu novo smartphone pelo tamanho da tela. Este, é o poder de uma nova interface com o usuário. Chatbots, não são brinquedos.

14:20

3 Pilares de uma Cultura de Engenharia Eficaz

Paulo Rogério da Silva Antiquera

"Cultura, dentro das organizações, é algo até meio místico. Mas é a cultura que faz com que as pessoas tomem decisões eficazes, sem nenhuma necessidade de micro-gerenciamento. Quando falamos de cultura de engenharia, neste caso engenharia de software, estamos nos referindo ao conjunto de valores técnicos que definem a identidade do time de desenvolvimento de uma companhia. Se esta identidade é adaptada a dinâmica do negócio, consegue ser facilmente escalada, e for intrinsicamente ligada a excelência técnica, esta cultura entrega para a companhia: tempo adequado de resposta, confiança nas soluções, satisfação interna e externa além do tão buscado resultado econômico. De maneira contrária, quando a cultura de engenharia não consegue se conectar às necessidades do negócio, traz problemas de rentabilidade, insatisfação de clientes e colaboradores entre outros problemas graves. A cultura de engenharia de software pode contribuir e até definir o sucesso ou fracasso de um negócio. Mas como nós engenheiros de software podemos construir e fortalecer a cultura? Vamos falar sobre isto, assumir a nossa responsabilidade e fazer a coisa acontecer. Nesta apresentação vamos discutir três elementos essenciais para construção de uma cultura de engenharia realmente eficaz. * Excelência * Colaboração e Ownership * Liderança Nosso foco será o conjunto de práticas e princípios que podemos seguir no nosso dia-a-dia para que a cultura cresça e atenda as expectativas do negócio, orgulhe os engenheiros e, seja transmitida e respeitada por todas as áreas da companhia."

15:10

Jornalismo de Dados: Programando a Democracia no Brasil

Turicas (aka Álvaro Justen)

Com a quantidade absurda de dados disponíveis hoje é praticamente impossível fazer uma matéria jornalística sem, no mínimo, utilizar uma planilha eletrônica e é por isso que programadores jornalistas e jornalistas programadores estão ganhando as redações do mundo inteiro. Nessa palestra Álvaro Justen mostrará matérias jornalísticas que foram feitas utilizando código, o estado dos dados abertos no Brasil e algumas ferramentas que vem desenvolvendo para tornar esses dados mais acessíveis a leigos, além de bases de dados que ele mesmo libertou de formatos ingratos e o portal Brasil.IO, que concentra diversas bases de dados públicas em formatos acessíveis.

16:00

COFFEE

Café / Sorteios / Networking

16:30

Virtual DOM "Creating your own Virtual DOM from strach"

Daniel Leite

Para entender o funcionamento do Virtual DOM, iremos construir juntos um protótipo com as principais funcionalidades. Com isso iremos ter uma ideia geral de como as bibliotecas reativas funcionam.

17:20

Remote work - The good, the bad and the ugly

Pedro Gomes Tavares

Apesar de ter muitos benefícios, trabalho remoto não é um mar de rosas. Existem diversas complexidades adicionais enfrentadas por uma equipe que trabalha remotamente, principalmente em projetos complexos. Inicar trabalho remoto em uma equipe que trabalhava localmente pode ser um desafio ainda maior. Nessa talk vou falar sobre como lidar com esses problemas, e demonstrar como temos resolvido as complexidades que envolvem o trabalho remoto na engenharia de produtos da Locaweb.

18:20

ENCERRAMENTO

Encerramento / Sorteios / Foto oficial

Ingressos

ESGOTADO
Lote Promocional
ESGOTADO
1° Lote
ESGOTADO
2° Lote
3° Lote
Camiseta DevParaná 2018

CAMISETADEVPARANÁ2018

As camisetas do evento serão vendidas somente ANTECIPADAMENTE e estarão disponíveis para retirada no credenciamento do evento.

R$45

LOCALIZAÇÃO DO EVENTO

  • LocalizaçãoParque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro
  • EndereçoAvenida Colombo, 2186, Vila Morangueira - Maringá PR

ENVIESUASDÚVIDAS

Entre em contato conosco que lhe
responderemos o mais rápido possível.

Patrocinadores

Diamond

  • DB1
  • Mandic Cloud Solutions
  • Elotech
  • Tecnospeed

Silver

  • Locaweb
  • oracle
  • Conta Azul

Apoio